Aula Dança Cigana Online gratuita



Saudade de fazer aula de Dança Cigana, né, minha filha?

O Studio Tablado Árabe Nabak lançou o projeto de Aulas Online Gratuitas e, uma vez por mês, teremos uma aula especial para esse momento de Recolhimento Social.

As aulas serão pensadas para o nível iniciante.

Como fazer uma coreografia já na primeira aula de Dança Cigana?

Como parte das nossas atividades da Quarentena Gypsy, a primeira aula online gratuita foi disponibilizada tanto aqui no blog, no feed do Instagram (@dyeiterer)  quanto pelas redes sociais do @studiotabladoarabenabakjf.

Com uma sequência simples de passos você consegue fazer uma coreografia já na primeira aula!

Como desafio, grave seu vídeo e mande pra gente!

Assista a aula aqui em nosso canal:



🎶 Música: Musikante - Acquaragia Drom

Ciganos: aqui e agora - Angel Navarro





Já ouviu falar em Feminismo Romani?

Quando falamos aqui do movimento #GitanasEnEstero, contra a discriminação das mulheres ciganas, já estávamos inserindo esse tema.

Na Espanha, movimentos como o combate ao anticiganismo e o feminismo romani ganham cada vez mais espaço e no filme Gitanos aquí y ahora, de 2016, de Angel Navarro, esses conceitos aparecem com muita força.


🎬 Assista aqui, em nosso canal do YouTube:


Ciganos, Povo Invisível - MPF



Conhece a luta pelos direitos dos Ciganos no Brasil?

Desde o século XVI, os Ciganos estão no território brasileiro.

Sua chegada aqui se deu através de degredos e fugas de Portugal e Espanha (séculos XVI-XVIII), e vários outros países europeus (em meados dos séculos XIX-XX).

Por todo esse tempo, construíram-se representações sobre esses grupos étnicos que não eram verdadeiras, fazendo com que eles fossem vítimas de estigmas, preconceitos e marginalizações sociais.

No documentário produzido pelo Ministério Público Federal: Povos Ciganos, Povos Invisíveis, vemos um pouco da trajetória de grupos Rom, Calon e Sinti, no Brasil, e a atuação do MPF para garantir aos ciganos o direito à moradia e educação.


Entre no nosso canal e assista:




Os Museus Espanhóis também são Ciganos



Gosta de Museu e de arte?

Como boa historiadora que sou... Museus são lugares pelos quais tenho muito apreço.

O Instituto Cultura Gitana, de Madri, na Espanha, publicou em sua página o vídeo "Los museos españoles también son gitanos".

Em 5 minutos passamos pelas obras de vários pintores que foram inspirados pelos ciganos.

É uma forma de se mostrar que os povos Romá se fazem presente na Cultura, em vários âmbitos, há muitos e muitos séculos.

Assista o vídeo em nosso canal do YouTube:




Vale muito a pena ver toda essa beleza!

Mulheres Romani - Rostos e Identidades





Para quem gosta de estudar sobre a ciganicidade, a identidade Romá ou Romani e, especificamente sobre as mulheres, compartilhamos hoje esse material da AMSK-Brasil.

Aproveitamos o finalzinho do mês das mulheres para apresentar esse material que vem complementar nossos estudos nessa área.

O download pode ser feito nesse link:

https://drive.google.com/file/d/1G36svSN9u_QkT7qR9FSlXOHD6qYP2_sD/view?usp=drivesdk


Datas Comemorativas do Povo Cigano



Ao longo da história, instituições validam determinadas datas que são escolhidas por sua importância ao seu grupo social.

Seja para preservar a memória, para relembrar uma data festiva ou para "lembrar para não se repetir", essas datas sempre são celebradas e estão diretamente ligadas com a identidade de seu grupo social.

A partir da postagem da @gitanolovers, lá no Instagram, que replicamos nesse post, fizemos um breve levantamento dessas datas relacionadas aos ciganos e montamos um material, em pdf, que vai explicar cada uma delas!

Sobre esses temas, temos como referência o material da AMSK-Brasil, disponível para download aqui:

https://drive.google.com/file/d/1GA0EPi7vpZPFKNeGPC5JqWiHBdGsAK-5/view?usp=drivesdk


Elaboramos um material em PDF com outras informações que está disponível aqui:

Latcho Drom - Tony Gatfli





Por onde começar?

Tanto para professoras quanto para alunas, se vamos começar a estudar à Cultura Cigana, de certo, não teremos tantos materiais disponíveis sobre as Danças Ciganas, mas, um documentário como o Latcho Drom é pra ser visto e revisto!

O documentário é de Tony Gatlif, argelino, de origem Romá, e foi lançado em 1993.

🎬Para assistir é só clicar aqui, no nosso canal do YouTube:





Literatura Cigana - O Violino Cigano






Gosta de literatura?

Eu amo livros e hoje trouxe uma indicação de um livro que tenho na estante desde 2017.

O Violino Cigano é um compilado de contos protagonizados por mulheres de várias culturas e mostram questões fundamentais da alma humana.

Os contos foram reunidos da tradição oral de grupos sociais diversos.

São três árabes, dois indianos, e um de cada um desses grupos: tibetano, norte-americano, turquestano, irlandês, armênio, caucasiano, brasileiro, persa, chinês, grego e o cigano, que dá nome ao livro.

As narrativas são curtas e carregadas de uma sabedoria ancestral.



Mulheres Ciganas




O que você sabe sobre as mulheres ciganas?

Na Espanha, em 2018, a Fundacíon Secretariado Gitano lançou a Campanha #gitanasenestereo para combater a discriminação contra as mulheres ciganas.

Nossas aulas trabalharam com a música Telaraña, feita para essa campanha.

O objetivo é: "Queremos romper estereotipos. Queremos mostrar la diversidad. Queremos acabar con los prejuicios. Queremos generar oportunidades. Queremos que se nos oiga. Queremos sonar más alto."

A partir desse trabalho, elaboramos um material temático sobre a mulher, a dança e a essência cigana.

PDF disponível a quem solicitar!

Um dos vídeos da campanha está em nosso canal do YouTube:


Ciganos na Romênia - Gadjo Dilo






Domingo de quarentena e a gente tá como?

Vendo filme gitano e comendo pipoca!

O grande cineasta Tony Gatlif, em 1997, lançou essa obra franco-romena na qual podemos observar o cotidiano de uma vila próxima a Bucareste e, claro, tem Manea! 💖

Assista o filme em nosso canal com legendas em espanhol:




Escalda pés




Já parou pra pensar na importância dos seus pés na dança?

Eles são um dos principais instrumentos de execução dos movimentos, mas, em muitas performances eles ficam escondidos sob as saias, “ sofrendo” descalços no chão ou acomodados em sapatos de dança.

É muito comum que com nossa rotina de ensaios eles tenham calos, bolhas, cortes e sejam afetados por dores nas juntas por todo esforço.

Foi pensando nos nossos pés e considerando o quanto eles são fundamentais, que separei algumas dicas para o cuidado dessa nossa base de sustentação.

1. Mantenha as unhas curtas
As unhas grandes podem ser desconfortáveis e doloridas  na dança.  Cuidem para que suas unhas não encravem ou fiquem muito grandes podendo se quebrar e machuca-la.

2. Hidrate seus calcanhares
Os calcanhares costumam ser mais grossos, então, hidrate-os com óleo ou um creme hidratante, mas, sem exageros. A pele muito fina pode machucar quando entrar em atrito com o solo ou sapatilha.

3. Cuide de bolhas e não os estoure
As bolhas e os calos são bastante comuns nos pés femininos e nos das bailarinas. Seja pelos sapatos apertados do dia a dia, seja pelo excesso de treinos.  Não estoure as bolhas! Proteja-as com um curativo que não grude, mantendo-a longe de contaminação e de mais atrito.

4. Massageie e alongue seus pés
Não é só em dia de ensaio que se alonga os pés! Essa pode ser uma prática antes de dormir e ao acordar. Massagea-los também é um auto cuidado é um carinho. A sensação de relaxamento é maravilhosa!

5. Faça um escalda-pés
Faça imersões dos seus pés em água morna, acrescentando chás, ervas, flores, sal, essências e massageie-os suavemente. Deixe seus pés relaxarem. Sinta a temperatura da água, o aroma das flores e ervas e renove-se. Não se restrinja aos dias de ensaio!

Algumas dicas de pedilúvio:









Dança Cigana no Brasil - Série de Posts





Lembra do workshop de Danças Ciganas no Brasil que seria dado na cidade de Barbacena?

Por conta da pandemia e do recolhimento social ele precisou ser adiado, mas, para não perder o ritmo e a empolgação, usamos a tecnologia!

Tem pistas dele sendo dadas nos grupos do whatsapp e algumas delas serão postadas nos stories do Instagram (@Dyeiterer) todos os dias, então, enquanto a gente não se reúne, vamos estudando à distância!

Ciganos, a Roda: Vida, tradição, transformação, fé





Vamos conhecer um pouco mais sobre os Calon no Brasil?

Nesse terceiro dia de quarentena, disponibilizei o documentário de Heitor Werneck, feito para a Secretaria de Cultura de São Paulo, sobre o acampamento Calon no bairro Novo Bom Sucesso, em Guarulhos.

Seguiremos em nossas discussões online e pensando sobre os Romá!

Assista aqui:



Dúvidas, sugestões, comentários? Escreva pra gente!

Reinventando a Rotina






O que fazer nesse momento de pandemia?

Meninas,
Como parte das nossas atividades da Gypsy Quarentena, vamos destacar que esse é um momento de se cuidar e cuidar dos outros.

Há muitos boatos de curas e vacinas e antivirais, mas, nada temos de concreto.

Dessa forma, o que podemos fazer é NÃO SAIR DE CASA, evitar o contato social é uma grande forma de diminuir a proliferação do vírus, principalmente se você tiver proximidade com um infectado. Manter a higiene com auxílio de água, sabão e álcool em gel e a "etiqueta" de cobrir a boca ao tossir ou espirrar também ajudam.

NÃO vá aos postos de saúde se os SINTOMAS FOREM BRANDOS, mas, por via das dúvidas, se reserve por uns 15 dias.
NÃO DIVULGUE FAKE NEWS. Confirme se as informações que recebeu são verdadeiras antes de compartilhar.

Use o tempo da quarentena para ler um bom livro (estou até postando sugestões), descobrir músicas novas, treinar com as aulas online, escrever, meditar, relaxar.

Encontre-se consigo!

Vamos resistir!


Gypsy Quarentena





Hoje teríamos aula de Dança Cigana no Studio Tablado Árabe Nabak, mas, como foi oficializada pela Organização Mundial da Saúde (OMS) a pandemia de COVID-19, ficaremos em casa.

Hoje é oficialmente meu primeiro dia de Gypsy Quarentena e, juntas, vamos criando meios de partilhar e construir conhecimento mesmo à distância.

Hoje já teve aula online e surgiu a ideia de ir enumerando a quarentena até pra ver o quanto a gente vai crescer.

Então, a partir de hoje, tanto aqui no blog quanto no Instagram, teremos posts com muita informação!